Entre as melhores do País

agosto 8, 2013 | Posted by juliana | No Comments »

Reconhecimento tem validade de dois anos. Durante este período, a CNC receberá os auditores da ONA para avaliações de manutenção da acreditação.

Ao conquistar o reconhecimento da Organização Nacional de Acreditação (ONA), a Cardio Nefroclínica (CNC) se consolida entre as 16 melhores clínicas de hemodiálise do país, frente a um total de 630 Instituições distribuídas em todo o território nacional. No Rio Grande do Sul, atualmente, é a única a ter esta classificação. Para chegar a essa conquista, é preciso funcionar como uma orquestra, na qual cada equipe é responsável por tocar uma parte da música e que sem isso não há concerto.

Seis requisitos básicos foram analisados nas práticas da CNC pelo auditores da ONA: liderança, atenção ao paciente, diagnóstico, abastecimento e apoio logístico, apoio técnico e infra-estrutura. Conforme as diretrizes informadas pelos representantes da Organização, a acreditação é um processo que visa melhoria de qualidade e garante maior segurança para a população. Ela é responsável por certificar os serviços assistenciais pela sua capacidade de prestarem um atendimento de maior qualidade, mais eficiente e com possibilidades de resultados cada vez melhores.

“Trabalhamos duro, durante mais de trinta anos, para consolidar em Sant`Ana do Livramento um serviço que realiza, em média, 1200 sessões de hemodiálise por mês nos pacientes com doença renal”, comemora o diretor Geral da CNC Dr. Freitas, lembrando que os usuários do serviço se beneficiam de um tratamento que funciona como uma espécie de rim artificial e é capaz de manter o organismo em perfeito funcionamento.

Embora a CNC já venha há mais de dez anos implementando práticas de qualidade exigidas por empresas que buscam a excelência, para alcançar a ONA, os resultados passaram a ser medidos com ainda mais rigor. “Foram necessários cinco anos, desde os primeiros pré-requisitos que recebemos até o preenchimento de todas as exigências do órgão acreditador”, explica a coordenadora da Qualidade da CNC, Juliana Freitas.

Durante o processo de análise, realizado em dois dias no final do mês de abril, cada setor da CNC passou por uma detalhada investigação. Nesse momento, o trabalho em equipe demonstrou ainda mais a sua força. Cada uma delas precisou apresentar seus indicadores e ações. Os procedimentos realizados pelos 40 colaboradores foram voluntariamente submetidos à avaliação e o resultado foi uma meta coletivamente alcançada.

A ONA 

Certificado encaminhado pela Organização Nacional de Acreditação

O caminho rumo ao objetivo começou a ser traçado quando a direção da CNC percebeu a necessidade de ser avaliada na área da saúde, especificamente, pelo tratamento de hemodiálise. Foi então que buscou a ONA, uma organização fundada em 1999, impulsionada pelo Ministério da Saúde, que identificou a necessidade de criação de um sistema brasileiro de acreditação em saúde.

O grupo de Instituições que deu origem a Entidade e ainda a matém, é formado pelo Conselho Nacional de Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, Federação Brasileira de Hospitais, entre outros. Estabelecidas as diretrizes principais, foram criadas as instituições responsáveis por concederem as acreditações em cada estado.

No Sul a padronização dos serviços é realizada pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciências da Saúde, localizado em Porto Alegre. Os seus representantes são responsáveis por enviar os relatórios que serão homologados na sede da ONA em Brasília.

Parcerias

Conheça a opinião de quem conhece o trabalho da CNC:

 

“O serviço de hemodiálise é considerado de alta complexidade, e nenhuma instituição recebe uma acreditação como a da ONA se não apresentar um trabalho de excelência. Considero esse reconhecimento, um estímulo para outras instituições que trabalham pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para que também se qualifiquem para oferecer o serviço de relevância pública”.

(Natalia Ivone Steinbrenner, Secretária de Saúde de Sant`Ana do Livramento).

“O fato do serviço de diálise ser uma referência orgulha todos os santanenses e serve de modelo e inspiração para outras empresas da região e do País. A acreditação da ONA é resultado de um trabalho intenso e  permanente, além de demostrar uma equipe comprometida, responsável e que, acima de tudo, traz segurança para os usuários”.

(Adriana Simões Pires Martins, bioquímica e sócia-proprietária do laboratório da análises clínicas Dr.Pio)

“A CNC contribui grandemente com a disseminação das ferramentas da qualidade disponibilizadas pelo Comitê Regional de Livramento, por ser uma parceira e mantenedora do comitê desde a sua formação na cidade. Disponibiliza visitas técnicas, abrindo suas portas a outras empresas transmitindo seu conhecimento e melhoria. Sabemos do compromisso da CNC com a excelência na qualidade e o respeito que ela tem com a comunidade, demonstrados através dos seus resultados”.

(Jane Silveira, presidente do Comitê Regional de Qualidade de Santana do Livramento)

Category: Notícias, Sem categoria

Deixe um comentário