Visita nutricional em sala de HD

Mudar hábitos alimentares, ao contrário do que muitas pessoas pensam não é sinônimo de abrir mão de comer coisas gostosas. Significa substituir alimentos aos quais o organismo está acostumado e nem sempre trazem benefícios à saúde por outros que podem contribuir para o bem-estar. Confira as dicas da nutricionista da Cardio Nefroclínica, Karen Mora, e termine a semana planejando um cardápio dentro das indicações para pacientes com insuficiência renal crônica.

Todas essas informações são transmitidas aos usuários do serviço de hemodiálise durante a Visita em Sala realizada, periodicamente, pela nutricionista com o objetivo de levar ainda mais conhecimento aos pacientes sobre os benefícios de uma alimentação adequada. Durante as visitas, cada paciente é avaliado de acordo com os índices apresentados nos exames. Outras sugestões podem ser obtidas diretamente com pelo telefone da Cardio Nefroclínica 3242 43 00 ou pelo e-mail nutrikarenmm@hotmail.com.

DICAS

SINAL VERDE – alimentos permitidos

# Os pacientes renais podem consumir sal. A indicação é cozinhar os alimentos sem sal, e acrescentá-lodepois que o prato estiver pronto. Pode ser consumido até 1 grama, por refeição o equivalente a uma tampa de caneta Bic cheia ou um colher de cafezinho rasa.

# Temperos naturais podem ser utilizados à vontade, como orégano, salsinha, manjerona, cebolinha, pimentas, cebola, alho, sálvia, alecrim, cominho, noz moscada, alecrim, canela, entre outros.

# Vinagre e limão são boas alternativas ao sal.

# Carnes podem ser consumidas, desde que de forma variada, podendo-se consumircarne vermelha – duas vezes por semana,  e variar entre carne de frango e peixe.

# É importante o consumo de outras fontes de proteína animal, podendo alternar os tipos de preparações à base de leite e ovos.No entanto, é importante ressaltar que cada paciente possui uma recomendação de quantidade indicada.

# Vegetais, frutas e leguminosas são importantes fontes de vitaminas e minerais, dentre eles o potássio, que no caso de pacientes com insuficiência renal deve ser controlado.  Para reduzir aproximadamente 60% do potássio desses alimentos, opte por cozinhar em água aqueles que podem ser levados ao fogão, como a batata, o feijão, o brócolis, entre outros.

# Chimarrão, por ser a erva mate fonte de potássio este, deve ser consumido no máximo até cinco cuias por dia.

# Na ausência de Diabetes Mellitus, doces que não sejam à base de leite são permitidos. Já para aqueles que são diabéticos é necessário observar as quantidades permitidas de acordo com os níveis de glicose.

SINAL VERMELHO – alimentos que devem ser evitados

# Refrigerantes à base de cola (Coca cola e Pepsi Cola).

# Cerveja.

#Deve-se evitar o consumo  de molhos e temperos prontos.

# Embutidos (salsichas, presuntos e salames) e miúdos (por serem fontes de fósforo).

# Alimentos industrializados são contra-indicados porque são ricos em sódio e aditivos conservantes à base de potássio.

# Frutas secas, como ameixa, uva passa e damasco.

# Chocolates e achocolatados.

# Oleaginosas, por exemplo: castanhas, nozes, amendoim e pinhão.

# Vale lembrar que a carambola não deve ser consumida por pacientes que apresentem insuficiência renal crônica pois pode provocar agressão neurológica, levando a várias manifestações clínicas que vão desde vômitos, confusão mental e, até mesmo,ao óbito.

# Ficou em dúvida em algum dos itens acima? Esclareça com o seu médico ou nutricionista. As dicas apresentadas não se destinam a orientar casos específicos.


Tempero Fácil

Nas duas opções que seguem, aprenda a para temperar suas receitas de forma saudável.

Condimento fresco

1 kg de cebola

3 cabeças de alho

½  copo de óleo

1 colher de sobremesa de sal

½  maço de salsinha

*Modo de preparo: Descasque tudo e bata no liquidificador. Coloque em vidros e leve à geladeira.  A duração é longa e não estraga. Utilizar UMA COLHER DE SOBREMESA para preparar suas refeições.

 Sal de ervas

 1 pacote de alecrim

1 pacote de manjericão

1 pacote de mangerona

1 pacote de orégano

1 pacote de cheiro verde

200 g de sal comum

* Modo de preparo: Bater tudo no liquidificador e guardar em vidro com tampa. Adicionar 1 colher de chá as preparações.

Category: Notícias

37 comentários em Alimentação adequada para pacientes com insuficiência renal crônica”

  1. maria luiza de simoni disse:

    Gostei das sugestões , mas ainda me falta alguns temperos, por ex. gengibre, alho-poro, salsão, mostarda.

    obrigada
    maria luiza

  2. josenice disse:

    MUITO IMPORTANTE E DE GRANDE SERVENTIA ESSAS INFORMAÇÕES NUTRICIONAIS . DICAS MARAVILHOSAS PARA SUBSTITUIÇÃO DO SAL. TEMPEROS MUITO BEM ELABORADOS, SO FACILITAM A VIDA DAS PESSOAS, OBRIGADA MESMO DE CORAÇÃO. MIL BEIJOS

  3. Maria disse:

    Parabéns Karen de grande utilidade estas dicas pois muitas vezes dizem pouco sal,mas não esclarece a quantidade. muito pratico e objetivo. gostaria de saber porque não pode se usado castanhas e nozes.
    Muito obrigada e fiquei muito feliz com suas dicas. Maria.

  4. DoRA Lucia Cabral disse:

    Karen ,boa noite…Gostei muito de suas explicações….Se possível gostaria de uma informação..pessoas com insuficiencia renal podem comer pimenta vermelha e principalmente a pimenta do reino grossa moida na hora,mesmo em pequenas proporções?tenho o hábito de usar muita salsinha em toda refeição e uma pitadinha da pimenta do reino…para dar mais sabor amo…s´´o não sei se é correto..desde criança sempre usamos muitas verduras mas agora estou limitada sinto muita falta….muito grata….

  5. DoRA Lucia Cabral disse:

    Karen ,boa noite…Gostei muito de suas explicações….Se possível gostaria de uma informação..pessoas com insuficiencia renal podem comer pimenta vermellha e pimenta do reino moida na hora?, obrigada

  6. DoRA Lucia Cabral disse:

    Karen, boa noite.

    Se for possível gostaria? de saber se pacientes com insuficiencia renal podem comer pimentas vermelhas e pimenta do reino moída na hora?uso a do reino em pequenas quantidades ,mas tenho dúvidas…muito grata..E parabéns pelas orientações nos ajudam muito… grata,Dora Lucia

  7. DoRA Lucia Cabral disse:

    Karen..Peço desculpas pelas repetições do comentário,mas é que tenho pouca intimidade com o computador e não percebi o envio….grata..Dora Lucia

  8. Rosilda carvalho disse:

    Otimo mais ainda estou com duvidas.

  9. Maria regina disse:

    O paciente com insuficiência renal, pode comer carne de carneiro, e mocotó?

  10. Carla Bueno disse:

    Karen Mora bom dia!
    Minha mãe tem insuficiência tipo 4. Gostaria de saber:
    - Qual o tipo de arroz mais indicado, integral ou branco.
    - Posso fazer uso de iogurte? Que tipo
    - Posso fazer uso de gelatina? Que tipo
    - Pão, qual o mais indicado – pãozinho tradicional, torrada ou Pão de forma?
    - Pão de FORMA Integral qual tipo posso fazer – integral com ou sem grãos (ex.: linhaça, girasol…… etc.)?
    - O que pode me dizer com respeito aos produtos SEM LACTOSE – leite, iogurte, queijo?
    Aguardo sua orientação

  11. Lucinha Oliveira disse:

    gostaria de saber se a receita do condimento e folhas frescas ou hidratadas ?

  12. Lya disse:

    Gostaria de um cardapio para cozinhar durante a semana, para a comida de meu marido não ficar “tão sem gosto”. Obrigada.

  13. Lya disse:

    Gostaria de um cardapio , receitas , para a comida de meu marido não ficar “tão sem gosto”. Obrigada.

  14. Patrícia Santos disse:

    Meu avô é paciente renal crônico e tem enfrentado dificuldades para se alimentar, devido a restrição de alguns alimentos. Gostaria que, se possível, enviasse sugestões de receitas para esse tipo de paciente. Obrigada!

  15. Karen Mora disse:

    Olá leitores, mil perdões pela super demora em responder as questões!
    Começando de trás para frente:

    - Maria Regina, carne de carneiro é um tipo de carne vermelha (proteína), que pode ser consumida sim, porém com muita moderação, cada paciente e cada estágio da doença renal tem uma quantidade diária de proteínas a ser consumida, por isso seria necessário que você procure uma nutricionista que posso lhe orientar melhor;

    - Rosilda, quais suas dúvidas?! Mande email e conversamos melhor! nutrikarenmm@hotmail.com

    - Dora Lucia: quanto as pimentas moídas, ainda não vi nada relacionada que não possam ser consumidas.

    - Maria: castanhas, nozes, oleaginosas em geral, não devem ser utilizadas pois são alimentos ricos em fósforo, um mineral que deve ter seu consumo limitado, pois a médio/longo prazo em excesso pode ir causando problemas ósseos, como calcificações;

    - Maria Luiza de Simoni: todos esses temperos naturais e quaisquer outros que você queira utilizar pode fazê-lo da forma que achar melhor, desde que sejam temperos NATURAIS sempre. Quanto ao gengibre é preciso observar se você não sente nenhum desconforto ao consumi-lo como azia, diarreia ou algum outro, ou tem alguma doença cardíaca, ele pode ser consumido, mas sempre em PEQUENAS porções/dia.

    Pessoal, mais uma vez desculpem pela demora nos comentários… mais dúvidas podem enviar por aqui ou no email que disponibilizo acima!

    Att.

    Karen Mora
    CRN2 10455

  16. rosane disse:

    gostaria de saber de uma receita para sobremesa para pciente com insuficiência renal cronica,
    pobre em potassio!

  17. rosane disse:

    gostaria de saber de receitas de sobremesa para paciente com insuficiência renal cronica,
    pobre em potássio!

  18. Debora disse:

    Preciso de indicações de nutricionistas especialistas em pacientes com insuficiência renal, nutricionistas de São Paulo.

  19. Tânia disse:

    me ajude a me alimentar corretamente

  20. Cléa Ferretti Ramponi disse:

    Gostei muito de seus esclarecimentos. Sou portadora de insuficiencia renal crônica e tinha muitas dúvidas. Esclareceu muito. Gostaria de saber a relação do tomate fruta ou molho caseiro. É permitido? Fiquei chateada de não poder consumir o pinhão. Tenho obstipação intestinal e safena. Li um artigo sobre os benefícios do pinhão para o intestino e coração, mas, logo em seguida vi o seu artigo

  21. Cléa Ferretti Ramponi disse:

    Gostei muito de seus esclarecimentos. Sou portadora de insuficiencia renal crônica e tinha muitas dúvidas. Esclareceu muito. Gostaria de saber a relação do tomate fruta ou molho caseiro. É permitido? Fiquei chateada de não poder consumir o pinhão. Tenho obstipação intestinal e safena. Li um artigo sobre os benefícios do pinhão para o intestino e coração, mas, logo em seguida vi o seu artigo. Que pena sobre o pinhão!

  22. Cléa Ferretti Ramponi disse:

    Gostei muito de seus esclarecimentos. Sou portadora de insuficiencia renal crônica e tinha muitas dúvidas. Esclareceu muito. Gostaria de saber sobre o tomate fruta ou molho caseiro . É permitido ou não?

  23. Sandra regina disse:

    Descobri,essa semana que o meu companheiro esta com insuficência rena,adorei as dicas, mais gostaria de saber se essa receita de sal de Ervas.
    As ervas são fresca ou ervas secas que vendem no mercado.

  24. Acácia Santiago disse:

    Meu sogro está com 32 % dos rins funcionando e sofreu um AVC recentemente gostaria de receitas para hipertenso e insuficiência renal crônica a comida pra ele sem sal não tem sabor por isso tá se alimentando muito pouco as vezes nem come tenho medo é difícil pra ele só tem 59 anos e descobriu tbm a respeito da tireóide não está fabricando hormônios suficientes. Me dê uma ajudinha por favor

  25. LUCIA HELENA MARIANO disse:

    Bom dia,Karen, Minha mãe está fazendo tratamento conservador sem hemodiálise, gostaria de uma orientação a respeito ,sobre cozimento de alguns alimentos ,tipos ,arroz , pão e legumes.obrigado

  26. Glesiane disse:

    Boa noite, gostei muito das suas sugestões minha filha tem 9 anos e tem IRC 2 , faz tratamento conservador com restrições de proteína, sódio potássio, faz acompanhamento com nutricionista mas tenho muita dificuldade na elaboração do cardápio dela pois ingere proteína uma vez ao dia, so no horario do almoco se possível me auxiliar com sugestões, principalmente no jantar e lanche da noite que deve ser sem proteína, obrigado

  27. Noemi Rocha Lima Fernandes disse:

    Gostaria de saber se um paciente com pielonefrite e litiase renal já é um paciente renal crônico?

  28. Eliazbeth Eulália Bastos da Paixão disse:

    Minha mãe tem 87 anos e suspeito que esteja num estágio inicial de IRC, gostaria de saber quais os melhores alimentos, além dos citados, legumes e verduras não laxativas, ela tem Síndrome do Intestino Irritável, que ela poderia consumir na intenção de baixar a creatinina sem medicação, se é que isso é possível. Ela tem PA alta mas controlada.

  29. maria das graças fonseca brandão disse:

    EU QUERIA SABER O QUE MEU MARIDO PODE COMER ME DISSERAM QUE TODO ALIMENTO TEM QUE BOTAR DE MOLHO DE UM DIA PARA O OUTRO E AFERVENTAR QUATRO VEZES QUE VITAMINA VAI FICAR NESSES ALIMENTOS POR FAVOR MANDE UM CARDAPIIO DO QUE ELE PODE COMER ESTOU DESESPERADA DESDE JA AGRADEÇO ME MANDE O MAIS RAPIDO POSSIVEL

  30. CARLOS PEIXOTO DOS SANTOS disse:

    mANJERICÃO PODE SER USADO EM TEMPERO COM ALHO, CEBOLA, TOMATE, ORÉGANO E SALSINHA.. fAÇO DIÁLISE PERITONIAL E MEU FILHO FAZ CONSERVADOR.

  31. adalgiza rodrigues disse:

    meu marido é renal cornico, gostaria de um cardápio semanal para que as refeiçoes não ficasse tão repetidas e sem gosto, ele tem acido úrico alto, fosforo alto e é hipertensivo?

  32. Jamal disse:

    Artigo exelente, gostei muito do artigo e do
    site.
    obrigado vou compartilhar com as amigas. até mais.

  33. Nucicleide Dantas disse:

    Muto boa informação, gostaria se possível de receita de sobremesa

  34. Sandra disse:

    Muito instrutiva e clara as informações.Porém,está dieta também se aplica a quem está com o rin com déficit de 80% e ainda não faz hemodiálise?

  35. Francisca fragoso disse:

    Bom dia! Porfavor Dra. Meu primo tem insuficiencia renal vindo pra minha casa não sei o que cozinhar para ele, qual a alimentação adequanda? preciso dicas da alimentação. Obrigada.

  36. Eleuza Peixoto disse:

    Ola. Bom dia. Dra. Obrigado pelas informaçoes, e de grande valia Deus te abençoe ricamente. Gostaria de ver se a Senhora poderia nos colocar nomes de frutas e verduras que podemos comer e que nao podemos comer , tipo uma lista. A taxa da creatininas nos meus examoes esta agora 1,67 . muitas duvidas incluindo: pimenta bode e pimenta do reino, posso comer 3 vezes por semana. Nos ajude por favor nos alimentos tbem. Um grande bj no seu coraçao. Meu whastsap 034 99232:0028 Eleuza Uberlandia mg 55 anos. Um grantde abraço grata.

  37. tiekjo nagasaki disse:

    Boa tarde Dra.
    Amei todas as sugestoes, obrigadaa!
    Por favor ficou uma duvida sobre temperos. Posso utilizar curry para temperar minha comida?

    Atenciosamente,
    Tieko Nagasaki

Deixe um comentário