Saúde dos rins em dia

novembro 10, 2017 | Posted by juliana | 1 Comment »

Prevenção é o caminho para a saúde dos rins

Atitudes preventivas têm o poder de manter o organismo humano em equilíbrio. Para investir em importantes hábitos é necessário estar consciente de que a saúde vai além da ausência de doenças e inclui a sensação de bem-estar no seu sentido mais amplo. No caso da insuficiência renal, por exemplo, é possível evitar a perda de função dos rins quando existe um diagnóstico precoce. Conhecedores desse caminho, o nefrologista João José Freitas e o clínico geral Nelson Eula, ambos atuantes na Cardio Nefroclínica (CNC), de Sant’Ana do Livramento, falam sobre os principais aliados de quem busca se cuidar.

Alimentação

     Base para a boa saúde, a alimentação é comparada, por muitos profissionais, a uma farmácia natural. Com esse conceito em mente, a prevenção de doenças inclui a substituição de alimentos industrializados por outros feitos de forma mais natural. Além disso, é fundamental diminuir a ingestão de açucares, farinhas e carboidratos em geral. Eles são os responsáveis pelos altíssimos índices de obesidade no mundo. “Estatísticas feitas nos Estados Unidos mostram que 1/3 da população é obesa”, lembra o Dr. Freitas. Esse excesso de peso leva ao desenvolvimento de outras doenças, como as que se originam pela obstrução dos vasos sanguíneos, entre elas Diabetes e Hipertensão.

      Questões atuais ligadas às escolhas alimentares podem ser aprofundadas nos livros, Barriga de Trigo e Gordura Sem Medo. Sugeridas pelo nefrologista, essa bibliografia de fácil entendimento traz evidências científicas  que desmontam as bases que difundiram como saudável a dieta com baixo teor de gordura.

Tratar as doenças de base

       Cerca de 50% das pessoas que desenvolvem a insuficiência renal são diabéticos ou hipertensos. Evitar essas patologias por meio da alimentação e de hábitos saudáveis são a medida número um para quem quer manter o bom funcionamento dos órgãos. Conforme Dr. Eula, nos casos em que as doenças já estejam ativas é importante controlar a sua evolução, por meio do chamado tratamento conservador. Ele é formado por quatro ações: dieta adequada, exclusão de medicamentos nefrotóxicos, ou seja, considerados prejudiciais aos rins, e realização de controle eficiente da diabetes, pressão alta e outras doenças associadas.

Exames

     Existem exames acessíveis que medem o funcionamento dos rins e são imprescindíveis para o identificar problemas nesse órgão vital: urina e creatinina. Esses parâmetros serão alertas para possíveis doenças renais (Lupus, Vesculite, Glomerulonefrite, Cálculo Renal, também chamado de pedras nos rins, entre outras). A partir do resultado, pode-se descartar complicações renais ou indicar os tratamentos corretos para cada enfermidade. Não deixe de buscar orientações de profissionais da área da saúde.

Category: cycle, Notícias

Um comentário em Saúde dos rins em dia”

  1. Leonel Amorety Gornatti disse:

    Excelente.

Deixe um comentário