Dia Mundial do Rim destaca prevenção

março 8, 2018 | Posted by juliana | No Comments »

Em Sant’ Ana do Livramento, CNC trabalha ações a longo prazo.

Material da Campanha de 2018

Nesta quinta-feira, 8 de março, informações sobre prevenção das doenças renais são divulgadas em diversos países, por ocasião do Dia Mundial do Rim. O tema escolhido para a campanha, no Brasil coordenada pela Sociedade Brasileira de Nefrologia, é “Saúde da Mulher – Cuide de seus Rins”. Em Sant’Ana do Livramento, a Cardio Nefroclínica (CNC), também celebra a data especial.

As atividades locais englobam a distribuição do material informativo produzido pela campanha mundial de prevenção (foto) e a continuidade das visitas da equipe da CNC às Unidades Básicas de Saúde da Família. Os encontros, que vêm ocorrendo há cerca de um mês, têm o objetivo de esclarecer os principais pontos do convênio firmado entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Clínica de diálise. Graças a essa parceria, iniciada em dezembro do ano passado, santanenses com Doença Renal Crônica nos níveis 4 e 5, são encaminhados à CNC para receberem o atendimento, via rede pública, da equipe do serviço especializado em nefrologia.

Na última semana, ocorreu o terceiro dos 14 diálogos programados para este ano (foto). De acordo com o diretor técnico da CNC e nefrologista, Dr. João José Freitas, além de sanar dúvidas e chamar a atenção dos profissionais de saúde para o convênio, as visitas têm servido para aproximar os colegas, possibilitando troca de informações sobre pacientes portadores de doença renais.  Durante a conversa ocorrida na Unidade de Saúde do Bairro Divisa o médico explicou aos profissionais de saúde que os clínicos podem entrar em contato com a CNC, por e-mail, sempre que necessitarem esclarecimentos sobre casos da área de nefrologia. O retorno faz parte do chamado matriciamento.

Equipe da Unidade de Saúde do Bairro Divisa esclarece dúvidas sobre o ambulatório especializado em nefrologia.

“Esse trabalho conjunto vai nos desafogar porque, muitas vezes, os pacientes com doença renal crônica precisam do atendimento especializado o mais rápido possível, o que nem sempre ocorria quando o encaminhamento era feito a Porto Alegre”, avalia o clínico geral da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Divisa, Dr. Marcus da Rosa, satisfeito por já ter um paciente direcionado à CNC.

A troca entre os profissionais de saúde já ocorreu também nas nos bairros Armour e Tabatinga e ainda deve chegar ao Prado, Caique, Planalto, Simon Bolívar, Vila Real, Santa Rosa, além das unidades do PAM, Unidade Sanitária, CAPS I, CAPS AD e SAE.

 

Category: cycle, Notícias

Deixe um comentário