1980 – 1983: A Cardio Nefroclínica, prevenção e reabilitação

Devido a necessidade de atendimento ambulatorial e de prevenção e reabilitação da cardiopatia isquêmica, nasceu, em novembro de 1980 na Rua Conde de Porto Alegre nº1468, a Cardio Nefroclínica. A parceria entre o Dr. Freitas e o professor de educação física Rubens Callero e após Antônio Arci, somava os benefícios do exercício físico controlado com a orientação nutricional e médica.

Prevenção e Reabilitação com exercícios físicos
Prevenção e Reabilitação com exercícios físicos

Em 1982 chega à Cardio Nefroclínica o Dr. Fernando Guadalupe trazendo avanços na área cardiológica. Com ele implantou-se um serviço de urgência com associação coletiva, a UCM (Unidade Coronariana Móvel), primeiro serviço com essas características no Brasil.

Antigo prédio e Unidade Coronariana Móvil
Antigo prédio e Unidade Coronariana Móvil

Também viabilizou-se um exame cardiológico de Ecocardiografia, inexistente na região, revolucionando os métodos de diagnósticos até então disponíveis.

Ecocardiografia
Ecocardiografia

O reconhecimento da importância na abordagem multiprofissional nas doenças crônicas do adulto motivou o desenvolvimento, em 1983, do Serviço de Nutrição, que experimentou significativo crescimento com a chegada da nutricionista Patrícia Alvin.