1978 – 1980: O começo

Em janeiro de 1978 o Dr. João José de Freitas chegou a Livramento para iniciar, na Santa Casa de Misericórdia, o trabalho que resultou na criação da Cardio Nefroclínica. O recém chegado doutor havia realizado sua residência médica no Instituto de Cardiologia em Porto Alegre, hospital em que o santanense Miguelzinho, como era carinhosamente chamado, portador de insuficiência renal crônica, realizava tratamento de hemodiálise. O paciente desejava retornar a sua cidade natal para fazer seu tratamento. Nesta época exerciam a direção médica da Santa Casa os Doutores Ângelo Aguiar e Getúlio Neves.

Sensibilizados pelo desejo da comunidade e especialmente do paciente em diálise na capital, iniciaram as tratativas para dotar Livramento de recursos médicos de ponta que possibilitariam o retorno de Miguel e uma melhor assistência à nossa comunidade.

Sob orientação do Dr. Domingos D’Ávila, Nefrologista do Instituto de Cardiologia de Porto Alegre, foi instalada em 1977 a primeira máquina de Rim Artificial do Hospital doada pela família Severo.  Daí surgiu o convite que trouxe o Dr. Freitas para a fronteira, viabilizando o Serviço de Nefrologia da Santa Casa de Misericórdia de Santana do Livramento.

Hemodiálise na Santa Casa de Livramento
Hemodiálise na Santa Casa de Livramento

Com ele trabalhavam as auxiliares de enfermagem Ana Maria Maciel e Zulma Rodrigues.

Igualmente grande e antigo era o desejo de dotar o hospital da fronteira de uma Unidade Coronariana. Em outubro de 1978 nascia, com a colaboração da comunidade, o apoio do Dr. Rubens Rodrigues e a coordenação do Dr. Freitas, a Unidade de Tratamento Intensivo. Pioneira no interior do estado, a UTI beneficiava toda a região.

O Corpo Clínico do Hospital participou unido deste projeto e a partir de então, as cidades de Livramento e Pelotas formaram dois pólos de referência na metade sul do estado em Terapia Intensiva e Renal Substitutiva. Os serviços eram responsáveis pelo atendimento de vasta área que se estendia de Uruguaiana à Santa Maria.
Experimentou-se um crescimento acelerado.